Todos Somos Estranhos.....jpg

TRABALHOS DA SIC SOBRE SAÚDE MENTAL VENCEM PRÉMIOS

A Reportagem Especial da jornalista da SIC Catarina Marques, "Todos Somos Estranhos até Percebemos que é Normal", foi distinguida com o 2º lugar nos Prémios de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

Esta reportagem aborda a perturbação obsessivo-compulsiva. Ainda que para muitos doentes a pandemia tenha feito aumentar os receios da contaminação, há quem veja neste contexto particular provocado pela Covid-19 uma janela para reduzir o estigma sobre a doença mental.
Ficha Técnica:
Jornalista: Catarina Marques
Repórter de Imagem: Humberto Candeias
Editor de imagem: Rui Félix
Grafismo: Isabel Cruz
Colorista: Rui Branquinho
Produção: Cláudia Araújo
Coordenação: Luís Marçal


Também o especial sobre Saúde Mental, publicado no site da SIC, recebeu o 3º prémio nesta mesma edição de prémios. Da autoria das jornalistas Bárbara Ferreira, Rita Rogado e Sandra Varandas, o trabalho foi publicado no Dia Mundial da Saúde Mental e continua a crescer com a publicação, quase diária, de conteúdos. Neste projeto participaram ainda a web designer Inês Borges e o repórter de imagem Diogo Sentieiro.

Os Prémios de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental visam reconhecer o esforço dos jornalistas numa área tão sensível como esta. Cientes do papel imprescindível dos meios de comunicação social em informar, difundir e sensibilizar a população, principalmente no contexto atual de pandemia, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, com o apoio da farmacêutica Janssen, decidiram criar esta importante distinção.