A IMPRESA nasceu com o Expresso, cresceu com a SIC e é hoje um universo. Diariamente, produz 8 canais (SIC, SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC K, SIC Caras, Txillo) e o maior jornal do País, o Expresso, líder de vendas.
Em 2023 (janeiro a novembro), contactaram diariamente com a SIC mais de 3 milhões e 800 mil telespetadores em Portugal. Os canais temáticos da SIC foram, dentro dos grupos de canais portugueses, os mais vistos em 2023. Todos os dias, assistiram à SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Caras e SIC K mais de 2 milhões e 500 mil telespetadores.
Em 2023 (janeiro a setembro, dados APCT), o Expresso é a publicação mais vendida em Portugal, com uma média superior a 92 mil exemplares. É o jornal mais vendido em Portugal desde 2017 e mantém o estatuto de jornal com a maior Circulação Impressa Paga e com a maior Circulação Digital Paga, sendo, nesta última, o jornal que regista a maior subida face ao período homólogo.
Os sites do grupo IMPRESA recebem uma média de 38 milhões de visitas por mês.
O grupo IMPRESA é a empresa de comunicação social portuguesa com o maior número de canais de televisão a emitir além-fronteiras: 7.
A SIC Internacional chega a 10 milhões de telespetadores em todo o mundo através dos sistemas de cabo, satélite e IPTV. O canal é distribuído em França, Suíça, Luxemburgo, Andorra, Alemanha, EUA, Canadá, Brasil, Austrália, Moçambique e Cabo Verde.
A SIC Notícias está presente em França, Andorra, Suíça, Luxemburgo, EUA, Canadá, Moçambique e Cabo Verde. A SIC Mulher, a SIC Radical e a SIC K são vistas em Angola e em Moçambique. Em Cabo Verde a SIC Mulher, a SIC Radical SIC K e a SIC CARAS, e o Txillo está presente em Angola e Moçambique, este último em exclusivo.
No total, os canais SIC chegam a 12 países, através de 44 operadores.
Através da OPTO SIC é possível ver a SIC e a SIC Notícias em todo o mundo. Basta ter a aplicação num dispositivo com ligação à internet ou aceder a opto.sic.pt
CRONOLOGIA IMPRESA
1972
Francisco Pinto Balsemão cria a Sojornal, a semente do que é hoje o Grupo IMPRESA.
1973
A 6 de janeiro, é fundado o jornal Expresso, que desde logo se afirma como uma das referências da sociedade portuguesa.
1975
É fundada a VASP para distribuir o Expresso.
1984
A 6 de novembro, nasce o jornal Blitz, dedicado ao universo musical.
1987
É lançado o Prémio Pessoa, uma iniciativa do Expresso, que visa reconhecer a criatividade dos portugueses com papel significativo na vida cultural e científica do país.
1989
É constituída uma “joint-venture” com o grupo brasileiro Abril, dando origem ao nascimento da primeira revista de negócios em Portugal – “Exame” –, marcando a entrada do Grupo IMPRESA na área de revistas.
1992
A 18 de julho, o Expresso passa a ser distribuído com um saco de plástico destinado a facilitar o transporte.
A 6 de outubro, arrancam as emissões da SIC, o primeiro canal de televisão privada em Portugal, ocupando a posição 3 na grelha de canais.
1997
A SIC Internacional inicia as emissões a 17 de setembro, com o objetivo de chegar à vasta comunidade portuguesa espalhada por todo o mundo.
A 4 de outubro, o Expresso lança o seu site Expresso.pt.
2000
A 6 de junho, a IMPRESA é admitida na Bolsa de Valores de Lisboa, tendo sido o primeiro grupo de comunicação social cotado na bolsa em Portugal.
Nasce a GESCO - Gestão de Conteúdos e Meios de Comunicação Social, S.A. A sua principal atividade é a gestão integrada de arquivos e centros de documentação e informação.
2001
A 8 de janeiro, nasce a SIC Notícias, o primeiro canal de notícias 24 horas em direto e em português.
A 23 de abril, é lançada a SIC Radical.
A 23 de Maio fica online o primeiro site da SIC. A página www.sic.pt juntava informação e entretenimento.
2003
A 8 de março, surge um novo canal temático: a SIC Mulher, no Dia Internacional da Mulher.
A 15 de março, o Expresso sai das suas instalações na Rua Duque de Palmela, onde nasceu, para o atual edifício IMPRESA.
Nasce a marca Boa Cama Boa Mesa, publicando um guia anual especializado na produção de conteúdos sobre restaurantes, hotéis e experiências de lazer.
A 6 de outubro, nasce a SIC Esperança, Instituição Particular de Solidariedade Social de utilidade pública, transversal a todas as empresas do grupo IMPRESA.
É fundado o site Olhares, uma comunidade online de fotografia que é considerado o maior portal de fotografia em língua portuguesa do mundo.
2006
A 20 de junho, a Blitz passa para o formato de revista.
Foi criada a GMTS, como prestadora de serviços técnicos televisivos.
2007
A IMPRESA integra uma nova marca no seu portefólio: a InfoPortugal, uma empresa tecnológica especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Soluções de Turismo e Lazer.
2009
A SIC inicia a internacionalização dos seus canais temáticos.
A 18 de dezembro, nasce a SIC K.
2011
A 21 de novembro, a novela da SIC “Laços de Sangue” é premiada com um Emmy Internacional na categoria de Novelas.
2012
A 23 de julho, a IMPRESA anuncia um novo modelo de gestão para o grupo: Francisco Pinto Balsemão assume o cargo de chairman e Pedro Norton é o novo CEO.
2013
A 6 de dezembro, a SIC lança o quinto canal temático: SIC Caras.
2014
A 6 de maio, o Expresso lança o Expresso Diário, um jornal diário online.
A 17 de novembro, a SIC cria um canal especificamente dedicado às crianças e famílias africanas de língua portuguesa – DSTV Kids.
2015
Em janeiro, o Expresso aposta no Expresso Curto, uma newsletter diária.
2016
A 6 de março, Francisco Pedro Balsemão assume a liderança executiva da IMPRESA, tornando-se CEO.
A 20 de abril, as telenovelas da SIC, “Coração d’Ouro” e “Mar Salgado”, conquistam as medalhas de ouro e bronze, respetivamente, na categoria Telenovela, na gala de prémios do New York Festival’s World’s Best TV & Films℠, em Las Vegas. Foi a primeira vez que telenovelas portuguesas foram finalistas neste festival.
A 12 de agosto, nasce a Tribuna, um site de desporto com a identidade do Expresso.
2017
A 6 de março, a SIC reforça a venda de conteúdos no mercado internacional, lançando o site Content Distribution.
2018
Em janeiro, a Blitz abandona o formato papel passando a plataforma digital inserida no jornal Expresso.
O Grupo IMPRESA vende as suas publicações – “Activa”, “Caras”, “Caras Decoração”, “Courrier Internacional”, “Exame”, “Exame Informática”, “Jornal de Letras”, “Telenovelas”, “TV Mais”, “Visão”, “Visão História” e “Visão Júnior” – à sociedade Trust in News.
A 17 de novembro, a DSTV Kids sofre um rebranding e passa a chamar-se Txillo.
2019
A 5 de janeiro, o Expresso passa a ser distribuído com um saco de papel.
A 28 de janeiro o portefólio da IMPRESA alarga-se: Volante SIC é a marca de informação automóvel mais completa do mercado nacional e que dá a conhecer as novidades do mercado e as notícias relevantes sobre o setor.
A 6 de fevereiro, é concluído o processo de centralização de todas as marcas e colaboradores do grupo num só espaço: o Edifício IMPRESA, em Paço de Arcos.
2020
A 7 de julho, com o objetivo claro de prestar um serviço à medida das empresas, nasce o Atelier IMPRESA, que desenvolve estratégias de comunicação assentes em conteúdos criativos.
A 24 de novembro nasce uma nova forma de ver a SIC: OPTO. Sempre pioneira, a IMPRESA diversifica o seu portfólio de marcas e aposta numa plataforma streaming, com um serviço pago e conteúdos exclusivos.
A 18 de dezembro nasce uma nova marca do universo SIC, a ADVNCE, em multi-formatos e com o objetivo de agregar e amplificar a comunidade nacional do E-Sports e Gaming.
Clique para consultar a Política de Privacidade do site.
22.01.2019