Direitos-da-Crianca-em-noticia.jpg

pedro

Foto-Premio-Os-Direitos-da-Crianca-em-Noticia_2de2.jpg

REPORTAGENS SIC E EXPRESSO DISTINGUIDAS NOS PRÉMIOS DE JORNALISMO ‘OS DIREITOS DA CRIANÇA EM NOTÍCIA’

A Reportagem Especial “As Lágrimas Não Se Fazem Ouvir” da autoria da jornalista da SIC Catarina Marques, venceu o 1º Prémio na categoria de Televisão, ex aequo com a RTP, nos Prémios de Jornalismo ‘Os Direitos da Criança em Notícia’.

Esta Reportagem aborda o bullying e o ciberbullying e procura perceber o que leva um jovem a agredir outros de forma repetida e o que pode ser feito para que este problema não continue a crescer. Este é um trabalho da jornalista Catarina Marques, com imagem de Humberto Candeias, edição de Rui Félix, grafismo de Rui Aranha, ilustração de João Carlos Santos e produção de Ângela Rosa.

A Grande Reportagem “O Mínimo Garantido” sobre o Rendimento Social de Inserção e o estigma associado à mais escrutinada entre as medidas de combate à pobreza severa foi distinguida com uma Menção Honrosa, nos mesmos prémios. Este é um trabalho da jornalista Miriam Alves, com imagem de André Miguel e Filipe Melo, edição de Ricardo Tenreiro, grafismo de Rui Aranha e produção de Diana Matias.

A reportagem do Expresso "Filhos únicos da Terra" venceu na categoria de Imprensa. Este é um trabalho assinado pelos jornalistas Joana Ascensão, José Cedovim Pinto e Rui Duarte Silva e centra-se nas três aldeias portuguesas onde só reside uma criança para abordar os problemas demográficos do abandono do interior, do envelhecimento da população e das desigualdades territoriais.

Estes prémios, que vão já na 9º Edição, visam distinguir trabalhos jornalísticos publicados em Portugal, reconhecendo as produções divulgadas na Imprensa/Online, Rádio e Televisão, que tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspetiva crítica, pluralista e inclusiva, à luz da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Os prémios ‘Os Direitos da Criança em Notícia’ são promovidos pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens e contam com o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores.

A entrega de Prémios decorreu no passado dia 7 de junho, no Salão Nobre do Teatro da Trindade.