Premio-Jornalismo.png

TRABALHOS DO EXPRESSO E DA SIC RECEBEM PRÉMIO JORNALISMO EM SAÚDE

Os Prémios Jornalismo em Saúde são atribuídos pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e pelo Clube de Jornalistas

A reportagem do Expresso “Lições para a Próxima Pandemia” publicada no Expresso em novembro de 2023, venceu o Grande Prémio do Jornalismo em Saúde. O trabalho, da autoria da jornalista Raquel Albuquerque e com infografias de Carlos Esteves, faz um balanço da resposta que Portugal deu durante a pandemia de covid-19, comparando-a com outros países europeus.

Também a reportagem da SIC “Falta de Médicos no SNS” foi distinguida nos mesmos prémios tendo recebido o prémio Jornalismo em Saúde, na Categoria de Televisão. Esta reportagem, que foi emitida em janeiro de 2023 no programa Essecial, de Conceição Lino, é da autoria da jornalista Ana Luisa Galvão e de Luís Bernardino, Rogério Esteves, José Eduardo Zuzarte, Ana Rita Sena, Fernando Ferreira e Nuno Gonçalves.

Os Prémios Jornalismo em Saúde são atribuídos pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e pelo Clube de Jornalistas, e reconhecem os melhores trabalhos jornalísticos na área da Saúde. O Júri é composto pelos jornalistas Cesário Borga, que preside em nome do Clube de Jornalistas, António Borga e Carlos Lobato, pela Casa de Imprensa, o médico Jorge Penedo e o enfermeiro António Santos, pela Apifarma. Este ano estiveram em apreciação 63 candidaturas e foram atribuídos seis prémios.