O prestigiado Prémio Gazeta de Televisão foi atribuído à jornalista Miriam Alves pela sua reportagem “Vírus que Tratam”. Esta investigação, que explora o uso de predadores naturais das bactérias como terapia alternativa para infeções resistentes aos antibióticos, foi emitida na SIC, SIC Notícias e SIC Online em de abril de 2023.
Esta reportagem destaca uma abordagem inovadora e promissora, tendo sido elogiada pelo Júri dos Prémios Gazeta pela sua qualidade e relevância. Este trabalho contou também com a assinatura de Luís Bernardino (imagem), Rui Berton (edição), Patrícia Reis e Rui Aranha (grafismo), João Carlos Santos (ilustração) e Diana Matias (produção editorial).
O jornal Expresso também se destacou ao receber o Prémio Gazeta de Imprensa, atribuído a Marta Vidal pela reportagem “A liberdade, lá em cima: os pássaros de Gaza”, publicada no semanário a 30 de junho de 2023. Esta reportagem, realizada antes do ataque do Hamas em 7 de outubro, adotou uma perspetiva original ao acompanhar palestinianos que se esforçavam por proteger aves migratórias, apesar dos perigos associados ao bloqueio militar israelita. Infelizmente, os locais que foram visitados na reportagem foram posteriormente arrasados por bombardeamentos, e alguns dos interlocutores de Marta Vidal perderam a vida.
O reconhecimento da SIC e do Expresso reafirma a importância do jornalismo responsável e inovador que distingue o Grupo Impresa.
13.11.2024